Últimos Posts

Destaques

Eventos da FJU-PA

Tecnologia

Total de visualizações

domingo, 30 de maio de 2004


Tribo de Levi
O nome Levi vem do hebreu לֵוִי, que significa "devoto, unido", e é o nome de um dos 12 filhos de Jacó e uma das 12 Tribos de Israel.
Levi era filho de Lia (ou Léia) e o terceiro na ordem de primogenitura de Jacó; era irmão de Rúbens, Simeão e Judá.
A primeira menção do seu nome na Bíblia é na ocasião do seu nascimento:

"E concebeu (Lia) outra vez, e deu à luz um filho, dizendo: Agora esta vez se unirá meu marido a mim, porque três filhos lhe tenho dado. Por isso chamou-o Levi." (Gn 29.34)

Seu nome só é mencionado novamente após Diná, sua irmã, ter sido violentada pelo príncipe heveu Siquém. Em resumo, após o confronto com Esaú, Jacó partiu e estabeleceu-se às portas de Salém, a cidade de Siquém.
O príncipe se apaixonou perdidamente por Diná e, no furor de sua paixão, manteve relações sexuais com ela. Hamor, pai de Siquém, ao perceber a situação, vai até Jacó e pede a mão de Diná em casamento para seu filho e estabelece uma aliança com ele. Levi e Simeão, ao saberem o que aconteceu com sua irmã e da aliança que havia sido feita entre seu pai Jacó e Hamor, entristeceram-se muito. E um dia tomam uma decisão impensada que lhes custaria a benção de seu pai.

"E aconteceu que, ao terceiro dia, quando estavam com a mais violenta dor, os dois filhos de Jacó, Simeão e Levi, irmãos de Diná, tomaram cada um a sua espada, e entraram afoitamente na cidade, e mataram todos os homens.Mataram também ao fio da espada a Hamor, e a seu filho Siquém; e tomaram a Diná da casa de Siquém, e saíram." (Gn 34.25-26)

Jacó, temendo uma revolta dos siquemitas, repreende seus filhos.

"Então disse Jacó a Simeão e a Levi: Tendes-me turbado, fazendo-me cheirar mal entre os moradores desta terra, entre os cananeus e perizeus; tendo eu pouco povo em número, eles ajuntar-se-ão, e serei destruído, eu e minha casa." (Gn 34.30)

Levi teve três filhos: Gérson, Coate e Merari (Gn 46.11). Da linhagem de Coate sairiam, mais tarde, Moisés e Arão, líderes que mudariam pra sempre a história de Israel durante o Êxodo do Egito.
Sua participação no livro de Gênesis acaba na ocasião da morte de Jacó, quando este chama seus filhos para lhes abençoar. No entanto, devido à atitude impensada contra Siquém, ao invés de receberem uma bênção, foram amaldiçoados.

"Simeão e Levi são irmãos; as suas espadas são instrumentos de violência.
No seu secreto conselho não entre minha alma, com a sua congregação minha glória não se ajunte; porque no seu furor mataram homens, e na sua teima arrebataram bois.
Maldito seja o seu furor, pois era forte, e a sua ira, pois era dura; eu os dividirei em Jacó, e os espalharei em Israel." (Gn 49.5-7)

Com isso, os descendentes de Levi foram espalhados em meio à todas as tribos de seus irmãos, não tendo um território fixo estabelecido dentro de Israel.

Postar um comentário

 
Copyright © 2013 FJU Benguí - Ajax
Equipes da FJUImpacto
Topo